Como corrigir o erro “faltando uma pasta temporária” no WordPress

  • por

Olá pessoal, tudo joia com vocês? Por aqui tudo ótimo! Tô passando hoje pra compartilhar uma dica muito interessante de um problema que aconteceu recentemente com um de nossos clientes. O site dele em WordPress estava apresentando o erro “faltando uma pasta temporária” sempre que tentava enviar uma nova imagem.

faltando uma pasta temporária

Faltando uma pasta temporária: 3 alternativas para corrigir este erro

Este é um erro que pode acontecer por várias causas, contudo está relacionado basicamente a algum problema que não está permitindo que o WordPress grave arquivos temporários na estrutura de arquivos do servidor. Existem algumas correções que podem ser aplicadas para resolver a questão, para este caso você deverá executar alguns dos procedimentos a seguir para conseguir encontrar a solução que melhor se aplicará ao seu caso em particular, vamos lá:

1 – Setar a variável WP_TEMP_DIR

Em alguns casos a recomendação para corrigir o problema é entrar no site via FTP e editar o arquivo wp-config.php, aplicando uma linha adicional com as seguintes configurações:

define (‘WP_TEMP_DIR’, dirname(__FILE__) . ‘/wp-content/temp/’);

Após criar essa linha no wp-config, basta salvar o arquivo e visitar a pasta wp-content do seu WordPress para criar uma nova pasta temp. Certifique-se que esta pasta tem a permissão de acesso 775.

Veja que existem centenas de tutoriais sobre este assunto na internet, em alguns casos eu vi pessoas que copiaram o código errado de alguns sites da web (com aspas erradas) e acabaram por não resolver o problema. Então esta pode ser a primeira solução.

2 – Certificar-se que a pasta temporária de gravação dos arquivos está com a permissão 775

Outra alternativa para resolver este problema é certificar-se que a pasta temp, e sua pasta superior (no caso wp-content), possuem a permissão do tipo 775 para gravação corretamente configurada. Sem essa permissão estar setada do lado do servidor o usuário que existe para seu site não conseguirá fazer nenhum tipo de gravação de arquivos no seu site, então certifique-se que essa configuração está setada corretamente.

Dá pra fazer isso com a ajuda de um cliente FTP, como o Filezilla.

Basta entrar com seus dados, visitar a pasta wp-content, clicar com o botão direito em cima da pasta e ir em “Permissões do arquivo”. Certifique-se que a permissão da pasta wp-content e da nova pasta temp que foi criada sejam do tipo 775.

3 – Conferir se a pasta do servidor não é outra…

Outra forma de solucionar esse problema de “faltando pasta temporária” é dar um jeito de conferir se existe uma pasta com o nome tmp (e não temp ok?, sem o e…) na raíz do seu provedor de hospedagem. Eu já vi em alguns casos que alguns provedores setam a variável da pasta temporária em um escopo mais elevado e suas regras no wp-config são simplesmente ignoradas pelo server.

Neste caso, confira se existe uma pasta com o nome tmp níveis acima do wp-content. Vá testando nível a nível, pode ser que você chegue a um nível que não tem acesso para gravação e o problema não foi corrigido ainda. Neste caso pode ser necessário entrar em contato com seu provedor de hospedagem, solicitando que ele aplique essa configuração.

4 – Bônus: confira também como estão as variáveis no arquivo php.ini

Pode ser que o problema também esteja no arquivo de configurações php.ini. Você deve conferir se existe algum arquivo de configurações desse tipo na raíz do seu FTP. Pode ser que seu site tenha acesso a um CPanel da vida, então pode ser que por aí seja possível editar as configurações desse arquivo. Neste caso costuma ter uma variável de ambiente para pasta temporária setada por ali também. Então em último caso pode ser interessante dar uma conferida nessa parte também.

Concluindo

Curtiu as dicas?! Funcionou pra você? Ainda ficou alguma dúvida ou dificuldade? Conta pra gente aí nos comentários como foi a sua experiência com esse tipo de problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *